O
ENSINO DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO SANTA
TEREZA: MATEMÁTICA I E MATEMÁTICA II
Professores:
Max Denis de L. Santos e Paulo Cesar Madeiro
Como
estamos avaliando a educação atualmente? Qual o papel da matemática na formação
dos nossos alunos? O grande desafio da educação tem sido preparar o cidadão em
sua plenitude, ou seja, dar a ele as ferramentas necessárias para participar de
modo ativo na construção de uma sociedade que satisfaça a todos. Assim como, o
papel da matemática é o de contribuir com essa formação, ajudando o indivíduo a
resolver problemas de sua vivência social. No entanto, percebemos que com o
passar do tempo, principalmente no que se referem à matemática, as coisas estão
mudando: nossos alunos tem visto a matemática como o bicho papão da escola, uma
disciplina que não serve para nada além de fazê-los tirar notas baixas.
Professores e alunos precisam rever seus conceitos, os primeiros, a fim de
resgatar a sensibilidade de perceber quais são as angústias e dificuldades de
seus alunos, proporcionar aulas voltadas à realidade, problematizando,
construindo conceitos de forma lúcida e agradável; os segundos, entendendo que
fazer matemática é muito mais do que resolver exercícios mecanicamente, é acima
de tudo ensinar o cérebro a pensar, interpretando situações, percebendo a
importância de entender sua conduta na resolução de um problema, relacionando-o
com sua vida diária. O artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases afirma que a
educação deve assegurar a todos “a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores”. O aluno, ao chegar à escola, traz consigo uma série de
experiências informais construídas em sua vida diária cabe a nós, educadores,
trabalhar com tais informações, a fim de construir um aprendizado sólido e
significativo para o aluno. Diante do exposto, a partir do dia 19/09/2011, foi
feito a divisão dos conteúdos de matemática do ensino fundamental II, em
Álgebra e Geometria, com o intuito de proporcionar para o aluno, uma visão mais
ampla do novo ensino da matemática. Veja alguns relatos de alunos do colégio
Santa Tereza:
´´Adorei isso, porque vai ficar mais fácil
para a gente aprender os assuntos´´.
Ester
Nascimento Silva (Aluna)
´´Eu acho que vai ser legal, por que
os assuntos vão ser dados mais rápidos, e a aprendizagem dos alunos vai ser
mais rápida´´.
Orlando Barros Lima Neto (Aluno)
´´Achei que foi uma ótima ideia,
porque isso facilita a aprendizagem do aluno´´.
Laryssa de Fátima C. Tenório (Aluna)
´´O bom é que os conteúdos vão ser
dados mais rapidamente´´
Vinicius Lima Brandão (Aluno)
´´Porque com um professor que já
conhece a turma, nos podemos aprender melhor, mas ter outro professor pode ser
melhor´´.
Millena Soares do Nascimento (Aluna)
´´Bom, eu achei muito interessante à
divisão das matemáticas, pois podemos aprender coisas diferentes´´.
Mayane Karyne Amâncio da Silva (Aluna)
´´Eu achei legal, e também diminui o
trabalho dos professores e ajuda a acabarem os assuntos mais rápidos´´.
Jose Lopes R. Junior (Aluno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário