sábado, 28 de abril de 2012

O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO SANTA TEREZA: MATEMÁTICA I E MATEMÁTICA II


O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO COLÉGIO SANTA TEREZA: MATEMÁTICA I E MATEMÁTICA II

Professores: Max Denis de L. Santos e Paulo Cesar Madeiro



Como estamos avaliando a educação atualmente? Qual o papel da matemática na formação dos nossos alunos? O grande desafio da educação tem sido preparar o cidadão em sua plenitude, ou seja, dar a ele as ferramentas necessárias para participar de modo ativo na construção de uma sociedade que satisfaça a todos. Assim como, o papel da matemática é o de contribuir com essa formação, ajudando o indivíduo a resolver problemas de sua vivência social. No entanto, percebemos que com o passar do tempo, principalmente no que se referem à matemática, as coisas estão mudando: nossos alunos tem visto a matemática como o bicho papão da escola, uma disciplina que não serve para nada além de fazê-los tirar notas baixas. Professores e alunos precisam rever seus conceitos, os primeiros, a fim de resgatar a sensibilidade de perceber quais são as angústias e dificuldades de seus alunos, proporcionar aulas voltadas à realidade, problematizando, construindo conceitos de forma lúcida e agradável; os segundos, entendendo que fazer matemática é muito mais do que resolver exercícios mecanicamente, é acima de tudo ensinar o cérebro a pensar, interpretando situações, percebendo a importância de entender sua conduta na resolução de um problema, relacionando-o com sua vida diária. O artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases afirma que a educação deve assegurar a todos “a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. O aluno, ao chegar à escola, traz consigo uma série de experiências informais construídas em sua vida diária cabe a nós, educadores, trabalhar com tais informações, a fim de construir um aprendizado sólido e significativo para o aluno. Diante do exposto, a partir do dia 19/09/2011, foi feito a divisão dos conteúdos de matemática do ensino fundamental II, em Álgebra e Geometria, com o intuito de proporcionar para o aluno, uma visão mais ampla do novo ensino da matemática. Veja alguns relatos de alunos do colégio Santa Tereza:

 ´´Adorei isso, porque vai ficar mais fácil para a gente aprender os assuntos´´.

Ester Nascimento Silva (Aluna)

´´Eu acho que vai ser legal, por que os assuntos vão ser dados mais rápidos, e a aprendizagem dos alunos vai ser mais rápida´´.

Orlando Barros Lima Neto (Aluno)

´´Achei que foi uma ótima ideia, porque isso facilita a aprendizagem do aluno´´.

Laryssa de Fátima C. Tenório (Aluna)

´´O bom é que os conteúdos vão ser dados mais rapidamente´´

Vinicius Lima Brandão (Aluno)

´´Porque com um professor que já conhece a turma, nos podemos aprender melhor, mas ter outro professor pode ser melhor´´.

Millena Soares do Nascimento (Aluna)

´´Bom, eu achei muito interessante à divisão das matemáticas, pois podemos aprender coisas diferentes´´.

Mayane Karyne Amâncio da Silva (Aluna)

´´Eu achei legal, e também diminui o trabalho dos professores e ajuda a acabarem os assuntos mais rápidos´´.

Jose Lopes R. Junior (Aluno)

Nenhum comentário: