sexta-feira, 17 de maio de 2013

PASSO A PASSO SISU 2013

O sistema do SiSu utiliza a nota do Enem para a seleção das universidades federais.
O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal, teve inicio no ano de 2010, o SiSu seleciona os alunos para o ensino superior nas instituições federais.
O SiSu acontece duas vezes no ano: nos dois semestres. As 56 instituições de ensino superior com um total de 30.548 vagas, entre universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.
Para o candidato se inscrever para o SiSU 2013 é necessário que o candidato tenha realizado o ENEM (exame nacional do ensino médio) 2012, e a seleção se dá através da nota obtida no exame.
Para se inscrever a uma das vagas oferecidas, é só acessar o site oficial do sisu, informar o número de inscrição do Enem, terá duas opções de curso superior, com ordem de preferência.
Preço: As inscrições são gratuitas.
No ano de 2013 as datas ainda não estão confirmadas. Veja como foi no ano de 2011:
- De 18 a 22/06/2011: Os candidatos usaram o site do Sisu para escolher a universidade e o curso.
- 25/06/2011: foi divulgado os nomes dos candidatos selecionados na primeira chamada. A matrícula da primeira chamada foi entre 29 de junho a 02 de julho de 2012.
- 06/07/2011: divulgação da segunda chamada do SiSu. Candidatos selecionados se matricularam entre 10 e 11 de julho.
- De 06/07 a 12/07/2011: Os participantes que não foram selecionados nas duas listas de chamada do Sisu 2011/2, poderão aguardar na lista de espera, que foi publicada em 17 de julho. As vagas que se tornaram disponíveis para os candidatos na lista de espera foram divulgadas gradativamente pelas instituições.
Documentos: Para realizar a inscrição do SiSu é preciso do o número de inscrição, mas para se matricular na universidade aceita é preciso dos documentos cobrados pela instituição.
Notas do Enem 2011: O Sisu recupera as suas notas do Enem 2011 automaticamente, no momento em que você insere no sistema seu número de inscrição e senha do Enem.
Cotas: Tem algumas instituições do SiSu que disponibilizam uma parte de suas vagas para a política afirmativa (indígenas, egressos de escola pública, afrodescendentes, dentre outros).
Nota de corte: Ocorre uma vez ao dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os selecionados) para cada curso - com base nas vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. É só um auxilio ao candidatono monitoramento de sua inscrição, não tendo toda garantia de sua seleção de vaga.
Desempate: Notas iguais, o desempate na nota:
1) redação;
2) Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3) Matemática e suas Tecnologias;
4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5) Ciências Humanas e suas Tecnologias; e
6) antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.
Comprovante de inscrição: O participante pode imprimir ao terminar a sua inscrição.
Mudança de ideia: Somente no período de inscrição, o candidato pode modificar sua opção de curso quantas vezes quiser. O SiSu considera só a ultima opção escolhida.
Resultado do Sisu: disponível no site do Sisu, nas instituições participantes e pelo telefone de atendimento do MEC: 0800-616161.
FOnte: SiSu

Nenhum comentário: